FANDOM

Um console ou videogame é nada mais que um microcomputador dedicado a executar jogos de diversas naturezas ou gêneros, tais como jogos de tiro, ação, musica e outros. A biblioteca de títulos de jogos podem estar gravados em mídias físicas, tais como CD's, DVD's ou como vem acontecendo nos consoles mais atuais no próprio disco rígido.

No console, é possível interagir através de comandos dados por meio de um controle usualmente chamado de Joystick, comandos de voz ou até mesmo por gestos. As informações são processadas pelo aparelho e disponibilizadas aos jogadores através de uma interface gráfica e sonora, apresentada em algum dispositivo de áudio e vídeo, e também através de vibração do controle ou do fone de ouvido.

Fabricantes Editar

Nintendo Editar

A Nintendo, tradicional e inovadora, começou nos arcades e estreou em 1983 com o console de mesa NES. Em sequência fez o SNES, o Nintendo 64, o GameCube, o Wii e por último o Wii U.

Lançou o Wii com uma inovadora jogabalidade com o controle Wiimote, que fez com que ela voltasse a ser a líder do mercado. Na E3 2011 a Nintendo mostrou seu mais novo console, o Wii U, sucessor do Wii, lançado em 18 de Novembro de 2012. O poder gráfico do novo console é superior ao dos consoles de sétima geração.

Sony Editar

A Sony é líder do mercado de videogames domésticos (com o seu PlayStation 2). Estreou em 1994 com o PlayStation, em 2000 lançou o console doméstico mais vendido da história, o PlayStation 2 e em 2006 lançou o PlayStation 3.

No início de 2013 anunciou o novo console da empresa, o PlayStation 4, console da oitava geração, que foi lançado no dia 15 de Novembro de 2013 na América do Norte.

Microsoft Editar

A Microsoft é uma empresa gigante de software e hardware. Estreou-se no mercado dos consoles em 2001 com o Xbox. Em 2005 deu início a sétima geração com o Xbox 360, e em 2013 lançou o seu console da oitava geração: Xbox One, lançado dia 22 de Novembro de 2013.

Também no FANDOM

Wiki aleatória